segunda-feira, 9 de março de 2015

Cuidados para lavar a roupa do seu bebê.



Muitas são as dúvidas quanto aos cuidados com as roupas dos bebês, por exemplo:

-Com quantas semanas de gestação eu devo lavar as roupas do meu bebê?
-Posso usar qualquer tipo de sabão?
-Posso lavar as roupinhas à máquina?

1 - Preciso lavar as roupas do bebê antes dele usá-las pela primeira vez? Com quantas semanas/ meses de gestação eu devo lavá-las?

A pele do recém-nascido é muito delicada e é importante que todas as suas roupas e peças do enxoval (fraldas, toalhas, lençóis, toucas, meias, etc) sejam lavadas antes do primeiro uso.
o ideal é fazer isso lá pelo sétimo mês, ou entre a 30ª e 34ª semana de gestação, na verdade, não existe uma regra, mas lavar cedo demais pode acabar por empoeirar e atrair fungos e ácaros, enquanto que deixar pra lavar no fim da gravidez pode ser cansativo para a gestante.


2 - Como guardo as peças já limpas enquanto meu bebê não chega?


De preferência, cubra-as com forros ou guarde-as dentro de capas de TNT para que elas não fiquem empoeiradas até a chegada do bebê. Você não precisa lavar todo o enxoval do bebê de uma vez, mas o ideal é já ter essas duas numerações (RN/PP e P) limpas, pois nunca se sabe exatamente o tamanho que o neném chegará e com quanto tempo ele deixará de usar tais peças.

3 - Posso lavar as roupinhas à máquina? qual é o melhor jeito de fazer isso?


Pode sim, se for lavadas de maneira correta. As máquinas mais modernas possuem um ciclo para roupas delicadas (e até roupas de bebê) que, inclusive, agride muito menos a peça da roupa se lavadas à mão e proporciona uma lavagem mais eficiente.
Você também precisa usar (em pequena quantidade) um sabão suave, dermatologicamente testado e que não agrida a pele do bebê,
Outra vantagem de lavar à máquina (além da enorme praticidade) é que as roupas são mais bem enxaguadas que quando lavamos manualmente, o que elimina melhor o sabão da roupa. Pra completar, a centrifugação retira bem a água, fazendo com que seque mais rápido e estrague menos que as peças torcidas à mão.
Para garantir que a roupa fique com pouco ou nenhum resíduo, programe a máquina para um enxágue extra. Caso sua máquina não tenha essa opção, você pode repetir o ciclo de enxágue e centrifugação quando terminar a lavagem das roupas.

4 - Posso lavar as roupas do bebê junto com as minhas?


Não é recomendável, pelo menos nos primeiros meses/ano de vida, a roupa do bebê seja lavada separadamente, pois, afinal, essa é uma tarefa que fará parte da sua vida por muito tempo. Então o melhor é que seja feita de forma prática e eficiente, otimizando seu tempo e aumentando a durabilidade de suas roupinhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário